Área reservada para Projeto Outsourcing

Esta página tem todo material referente a disciplina de Projeto Integrado Outsourcing, trabalho este elaborado pelos alunos:

Anísio Silva de Alcântara
Diego Luiz Diogenes Menezes 
Ivo Gonçalves Rolim
Martinho Gomes Feitoza

Proposta do Trabalho
Orientação para o Desenvolvimento
Escopo do projeto

                Este projeto tem como finalidade desenvolver o conhecimento e a prática que esteve associada às várias disciplinas do Curso de Redes. O desenvolvimento deste projeto provoca  a revisão dos conteúdos aprendidos pelo aluno nas disciplinas já estudadas. O trabalho em equipe é outro objetivo a ser alcançado com a promoção do trabalho e o exercício da organização e do relacionamento entre os participantes.
O projeto idealizado pode ser fictício ou real e servir de base para a elaboração do estudo. O grupo de desenvolvedores do projeto deve ter no máximo quatro elementos. Todos serão avaliados individualmente.

O projeto deve considerar as seguintes condições mínimas para a sua construção:

1 – Apresentar o cliente contextualizando a empresa; ramo de atividade, perfil de negócios, número de clientes da empresa, porte da empresa, número de empregados, estrutura de TI com modelo de gestão.
(Contar uma breve história sobre a empresa e seu perfil operacional).

2 – A Rede deve possuir no mínimo 250 pontos de conexão.
      (O total de 250 pontos pode estar em cidades, estados ou países diferentes. Considerar segmentação da rede com
      distribuição de IP`s e máscaras para sub redes.  Considerar aspectos de segurança.)

3 – Três sub redes intermunicipais distantes, conforme especificado no item 2.
     
4 – Canalização de dados com no mínimo duas operadoras.
      (Definir o tipo de canal de comunicação, de acordo  com o perfil e a necessidade do projeto. Levar em conta a qualidade do serviço, a garantia da disponibilidade dos meios de comunicação e a segurança desejada. Apresentar por escrito até esta etapa o que já foi construído; como planta baixa com os pontos de rede registrados, os de energia se utilizados, identificação de calhas utilizadas, do ponto de entrada de facilidades, do local e da existência de servidores e das principais estruturas do projeto e dos racks alocados.)

5 – Definir ativos e passivos de Rede.
     (O projeto deve ser construído como se, ao seu final, fosse apresentado ao contratante. Apresentar os modelos e requisitos dos equipamentos que constituirão o projeto, os valores de aquisição por unidade e agrupados por quantidade. Compor em planilha com detalhes técnicos, preços e quantidades dos ativos e passivos. Os valores apresentados devem ser reais.)

6 – Definir servidores e serviços aplicados.
     (Definir os Computadores “Servidores”, porte, modelo, características, custos que farão parte do projeto. Incluir e definir os serviços que serão utilizados neste projeto, como sistema operacional, banco de dados, correio se incluso entre outros.)

7 – Considerar, aspectos de segurança, custos de implantação, gerenciamento e capacidade de investimento do cliente.

8 – Apresentar para cada fase do projeto os custos de implantação, com valores de materiais, equipamentos e mão de obra, dispostos em planilhas. Os valores devem refletir a realidade de mercado.


 Datas e Forma de Avaliação

 - Haverá orientação para os trabalhos, nas datas e horários estabelecidos. Informação por meio eletrônico também pode ser adotado.

- AV1 - A data de 01/04/11 será estabelecida como limite para entrega parcial do Trabalho. Nesta data a equipe deverá entregar o trabalho escrito que será composto, no mínimo,  pelos itens de 01 até 04 da Orientação para o Desenvolvimento do projeto.
Esta avaliação levará em consideração o cumprimento do prazo, a clareza e a qualidade do projeto. Haverá nota para o trabalho, mas também há nota individualizada pela participação.

- AV231/05/11 é a data limite para a entrega do trabalho escrito e concluído. Nesta data será estabelecido o calendário de defesa dos projetos para cada equipe.
Da mesma forma que na AV1, também haverá avaliação com nota para o trabalho escrito e para a defesa da equipe. As notas serão individuais e a defesa do projeto será em uma única data.

- AV3 – A equipe ou acadêmico que ficar em AV3, terá o prazo entre a defesa na AV2 e o dia 23/06/11 (início da Av3) para concluir o trabalho e fazer a defesa.
- A equipe poderá, por julgamento do professor, fazer a defesa da AV2 sem que a equipe esteja completa no dia. O aluno que faltar receberá nota zero e poderá recorrer a AV3. Neste caso o acadêmico concluirá seu trabalho sozinho sem a participação da equipe e fará a defesa de todo o trabalho como na AV2.

Link´s:

* Apresentação do Projeto de Outsourcing_Versão2.0_AVI
* Edital_de_Licitação_Serviço_de_ Impressão
* 1ª Versão do Contrato