16 de novembro de 2011

Áreas – Gerenciamento de Projetos

O modelo do PMI agrupa as atividades e tarefas envolvidas gestão de projetos em nove áreas de conhecimento (Figura 1): integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos aquisições. Elas interagem de forma integrada para cumprir as funções de planejamento, organização, motivação, direção e controle da gestão de projetos.

Figura 1 – As áreas de gerenciamento de projetos segundo o PMBOK Fonte: Vargas (2005, p. 52)
 
As nove áreas do conhecimento em gestão de projetos são descritas como segue:

• Gerenciamento de integração do projeto: processos e atividades que integram os diversos elementos do gerenciamento de projetos, que são identificados, definidos, combinados, unificados e coordenados dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos;
Gerenciamento do escopo do projeto: processos envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso;            

Nenhum comentário:

Postar um comentário