17 de novembro de 2011

ARTIGO:"Planejamento estratégico, o grande diferencial "

Tem se falado muito sobre o planejamento no Brasil, são grandes eventos esperados para os próximos anos, Copa do Mundo e Olimpíadas, eventos que colocam o Brasil no centro das atenções e neste caso mostram as nossas fragilidades, e neste momento se fala da falta de planejamento, mas se fala depois do problema já estar ocorrendo, porque não termos isto como regra para todos os nossos projetos? Talvez por falta de profissionais, porém acredito ser um problema cultural, e já é hora de mudar esta cultura em nosso país.
Graças a este debate podemos avançar no conceito de planejamento, o reconhecimento que nos falta infraestrutura adequada mostram que não fizemos o dever de casa, apesar do Plano Plurianual obrigatoriamente utilizado pelos governos, não temos uma cobrança quanto a sua efetividade, assim o planejamento começa a ser debatido e conhecido em suas particularidades, e esta é oportunidade de se mudar a cultura do país em relação a necessidade de um planejamento.
Em um país onde o crescimento é feito sem uma ação programada e sim por adaptações a cada mudança, ou seja, a improvisação é mais valorizada do que a ação programada, temos o reflexo disto nas organizações públicas e privadas brasileiras, sem planejamento não temos recursos, não temos estruturas e tão pouco qualificação profissional.
Apenas para ilustrar isto podemos citar o Pará onde existem dois grandes centros de hemodiálise fechados, com equipamentos encaixotados há anos por falta de profissionais capacitados, isto é um grande exemplo de falta de planejamento, antes da compra deveríamos pensar em quem iria operar estas máquinas, qualquer planejamento veria isto com facilidade, assim como este caso existem uma infinidade de outros exemplos que poderiam aqui ser citados.
As organizações de qualquer natureza tem isto como fato, o planejamento hoje é uma ferramenta vital, e o olhar agora é para a junção entre o planejamento e a estratégia, gerando o planejamento estratégico, que uni as ferramentas adequadas do planejamento com a visão estratégica, assim teremos a eficiência, resultado de um uso correto das ferramentas como análises de SWOT, entre outras e a busca para atingir a eficácia e a efetividade, que estão diretamente ligadas a estratégica adequada, mostrando que desta forma iremos atingir os objetivos e nos colocar as organizações em um ponto de destaque.
A vantagem que temos hoje para a formação do planejamento estratégico é que as informações estão mais disponíveis, podemos construir uma análise de cenários futuros dentro de uma concepção mais adequada e precisa, em compensação as mudanças acontecem com mais velocidade e o planejamento deve ser mais flexível.
O planejamento estratégico é um grande diferencial para as organizações que hoje sabem dele usufruir. O planejamento estratégico, otimiza os recursos, mostra com mais clareza sobre os objetivos e metas, e consequentemente faz com que seja mais fácil chegar a um patamar mais alto.
Saber como construir um Planejamento Estratégico é fundamental para o sucesso das empresas públicas e privadas. Formular um planejamento estratégico é hoje uma questão de sobrevivência das organizações que pretendem se manter em um mercado cada vez mais competitivo, e não é difícil construir um planejamento, é trabalhoso e detalhista, assim o profissional deve ter uma visão holística e ser sobretudo ser bem informado e criativo, além de se ter um domínio de ferramentas de administração, conhecer de marketing estratégico, ferramentas de planejamento, estatísticas, além de noções de informática. Hoje temos mais recursos, porém somos mais exigidos, muito nos é dado, mas muito mais é cobrado, e o erro agora é punido com a morte das organizações e não há tempo de recuperação, o que aumenta e muito a responsabilidade do estrategista.
Sem dúvida o sucesso das organizações, quer sejam públicas ou privadas, passa pelo planejamento estratégico bem elaborado e aplicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário