8 de novembro de 2011

Quero ser gerente de projetos, e agora?

O assunto que escolhi para aboradar hoje é quando um profissional decide encarar uma carreira como Gerente de Projetos e agora?

Para assumir esta área ou determinada função deve-se acercar antes de algumas estratégias.

Vamos ao questionamento então de qual a melhor forma para que eu possa vir a ser um profissional a ingressar na carreira de gerenciamento de projetos?

Veja bem, não existe uma “receita de bolo” para ser um Gerente de Projetos, mas sim baseado em leituras e depoimentos vistos, pode-se orientar a seguir um caminho na qual muitos já obtiveram sucesso desta forma, pois, muitas coisas não dependem somente do profissional e sim do empregador e das oportunidades.

Iniciando as nossas dicas, primeiramente o profissional que deseja engrenar nesta carreira, deve saber exatamente o que é ser um Gerente de Projetos e mais do que isso, como todo profissional em qualquer outra profissão, deve-se gostar muito do que faz.

Assim como entender a real missão que se propõe um Gerente de Projetos, deve-se identificar quais são os benefícios que uma carreira bem estruturada possa trazer.

De uma forma mais simples, vamos observar a seguinte frase de Confúncio: “Em todas as coisas, o sucesso depende de preparação prévia."

Isto não é nenhuma novidade porém, desde aquela época o homem já sabia que para ser bem sucedido é necessário preparar-se para isto, logo, para Gerenciar Projetos não seria diferente.

Falando em preparar-se é exatamente ter a formação, conhecimento, habilidades e competências atrelados a sua bagagem.
Hoje em dia, existem cursos de especialização, MBA’s e até mesmo cursos temporários com rápida duração, que são uma ótima opção para buscar as competências necessárias para um início de carreira e todos, dão uma visão do que é Gerenciar Projetos.
Este é um passo inicial para aqueles que desejam se consolidar na profissão, visto que, estes cursos abordam muito bem as melhores práticas com base na “Bíblia do Gerente de Projetos mundialmente conhecido como PMBOK”, aliados as técnicas e processos utilizados para Gerenciar Projetos dispondo também, de poder conhecer diversas ferramentas de gerenciamento alinhado a exemplos práticos, cases de sucesso e situações bem próximas da realidade.

Outro ponto interessante a se observar, enquanto fazemos um dos cursos para se especializar principalmente falando em MBA’s e Especialização que possuem um tempo mais longo de duração, são os contatos e relacionamentos (networking), troca de experiências, vivência na prática de muitos profissionais no mercado que agregam um alto valor unidos a própria orientação profissional (mentoring e coaching) e às oportunidades profissionais.

Falando um pouco em oportunidades, isto realmente é uma conseqüência da preparação e ainda assim, muitas vezes é necessário ser habilidoso e ter bons relacionamentos para que possa “abrir portas”.

Muitas vezes quem está almejando um oportunidade como Gerente de Projetos, encontra-a mais facilmente fora da empresa em que atua. Não é uma afirmação, porém é resultado de uma pesquisa baseada na entrevista com alguns atuais GP’s que alegaram ter-se encontrado como Gerente de Projetos mais rapidamente fora da companhia em que trabalhavam.

Lembre-se: Esteja em constante observação ao mercado e a tudo o que for relacionado as oportunidades de projetos, assuma pequenos projetos internamente, coordene uma frente específica de um importante projeto dentro de sua organização, leia, pesquise e conheça os projetos existentes na organização, interaja se possível com eles. Caso esteja envolvido diretamente em algum projeto mesmo que não seja o Gerente deste, ajude no que impactar sua área a definir prazos, custos, riscos e qualidade (que é a maior preocupação dos patrocinadores de projetos) são os caminhos para se ganhar visibilidade, tornar-se referencia e consolidar-se como um profissional de gerenciamento de projetos, que automaticamente será lembrado para assumir posições gerencias quando o assunto é Projetos. Tenha bons relacionamentos, saiba trabalhar e sustentar seu marketing pessoal e principalmente estar disposto a assumir os riscos que esta uma nova função possa trazer para que possa conquistar as oportunidades.

Vale enfatizar que a certificação PMP (Project Management Professional) é um diferencial para o Gerente de Projetos que a possui, porém não deve ser o foco inicial para quem esta buscando consolidar um início na carreira em gestão de projetos, visto que, esta certificação é orientada para profissionais com certa vivência em gerenciamento de projetos assim como mostram os requisitos solicitados para aquisição da mesma. Mas a certificação deve estar no plano de carreira que qualquer gerente de projetos que deseja ser diferencial, para adquiri-la no momento certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário