17 de novembro de 2011

ARTIGO:"Quem são os inimigos da criatividade ?"

A melhor ideia está na sua mão, mas não está sendo fácil tirá-la do papel porque algumas etapas do processo impedem a implantação. E as etapas que impedem ocorrem em todas as Empresas e podemos chamá-las de inimigos da criatividade.
Os inimigos da criatividade podem comprometer inclusive a redução de custos na empresa.
Quem são os inimigos da criatividade?
1º. - Burocracia – A inovação (ou ideia) apresentada é comprometida porque vários setores ou departamentos têm que aprová-la. A burocracia interna nas Empresas atrasa o lançamento de produtos ou serviços, além de contribuir no aumento de custos administrativos.
2º. - Disputas – Brigas internas impedem a aprovação ou a liberação de informações. Rixas, rivalidades, brigas internas comprometem a implantação de um projeto, produto ou serviço. Aliás, as disputas internas refletem nos resultados da Empresa e, principalmente, afetam os acionistas. Colaboradores que agem assim não podem permanecer no quadro de funcionários da Empresa.
3º. - Custos – Muitos projetos são descartados quando os custos para a implantação são apresentados. A primeira alegação que surge nas empresas é que a implantação comprometerá elevados recursos financeiros.
4º. - Falta de estímulo interno – As Empresas imutáveis, onde as coisas não mudam, são inimigas da criatividade, porque os colaboradores não são envolvidos ou incentivados a criar e apresentar novas ideias. Afirmamos que a criatividade é inibida quando a Empresa não permite ou não incentiva.
5º. - Medo – Muitas ideias são engavetadas porque os responsáveis pela aprovação têm medo de perder o emprego ou o poder.
Caro leitor, e na sua opinião, qual é o inimigo da criatividade na sua Empresa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário