- O guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos – PMBOK (Project Management Body of Knowledge), produzido pelo Project Management Institute (PMI), é a soma do conhecimento dentro da profissão de gerenciamento de projeto. O PMBOK completo inclui práticas comprovadas tradicionais que são amplamente aplicadas, bem como, práticas inovadoras que estão surgindo na profissão, e as que têm um consenso generalizado sobre o seu valor e utilidade.Também se destina a fornecer um vocabulário comum entre a profissão e a prática para falar e escrever sobre gerenciamento de projeto. Ele também é usado pelo PMI como referência básica para o seu programa de desenvolvimento profissional, incluindo de certificação "Profissional em Gerenciamento de Projeto" (Project Management Professional -PMP).
O framework PMBOK é composto por cinco grupos de processo, nove áreas do conhecimento, e 44 processos de gerenciamento de projetos (PM). As áreas do conhecimento agrupam o conteúdo dos processos de gerenciamento de projetos.
Os grupos de processo (Iniciação, Planejamento, Execução, Controle, e Encerramento) organizam os processos de gerenciamento de projetos mais detalhadamente ao longo do tempo. Portanto, os grupos de processo são estados em que um projeto pode estar desde o início até a conclusão.
O Guia PMBOK organiza os 44 processos de gerenciamento de projetos (PM) em nove áreas do conhecimento ilustrados na figura 1.
Áreas do conhecimento do PMBOK e seus respectivos Processos de Gerenciamento de Projetos - Maior produtividade devido à utilização de uma metodologia padrão.
- Aumento da rentabilidade do projeto devido à melhora nos processos de planejamento e controle dos recursos do projeto.
- Redução de recursos aplicados a projetos sem valor agregado.
- Padronização das práticas em todos os departamentos.
- Sistema padronizado entre as empresas e segmentos industriais.
- Sua metodologia orientada a processo define o conhecimento necessário para gerenciar o ciclo de vida de qualquer projeto, programa e portfólio.
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Os seguintes desafios podem afetar a empresa nos seus esforços de implantação:
- Muitos projetos para os limitados recursos da empresa.
- Dificuldade para determinar o impacto específico do programa de implantação de gerenciamento de projeto, em comparação com outras iniciativas de melhoria de grande porte.
- Lacunas de competências em Gerenciamento de Projeto em toda a empresa.
- Envolver toda a organização na execução do programa.
- Obter patrocínio e compromisso da alta direção.
- Manter o processo de desenvolvimento curto.
- Considerar apenas os benefícios financeiros e não levar em conta os benefícios não-financeiros como o retorno sobre o investimento.
Objetivo principal do Blog é introduzir os conceitos de gestão de projetos e discutir sua aplicação na área de TI.
16 de novembro de 2011
Beneficios e Desafio
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